Estado Maior da Restinga

A Estado Maior da Restinga foi fundada em 20 de março de 1977. Suas cores são o verde, o vermelho e o branco e seu símbolo é um cisne branco. Desfilou pela primeira vez em 1979 e conquistou seu primeiro título em 1982. Sua quadra se localiza no bairro Restinga. Seus fundadores foram: Setembrino BOND, Máximo Iracet Alfonso, Mozart Carvalho, Reginaldo Pujol, José Silva, Julio Cezar, Osvaldo Santos, Adão Guedes, José Bitencourt, Evaristo Barbat Mutt, Maria Silva, Helio Garcia (Helinho), Luis Carlos Püftz (Sabadá), Geraldo Neves, Claudio Machado e João Pedro.

Por estar localizada no extremo sul da cidade de Porto Alegre, a escola preserva suas raízes, tendo como boa parte de seus desfilantes moradores da Restinga Velha, Restinga Nova e Vila Nova. A “Tinga”, como é carinhosamente conhecida é, hoje, motivo de orgulho para sua comunidade e para a cidade de Porto Alegre.

Inovou o carnaval da capital gaúcha em 1999 ao contratar Laíla e Xangai, consagrados na escola de samba carioca Beija-Flor. Já teve como enredos importantes o Mercado Público de Porto Alegre (1985), os jogos de azar (1989), o estuário Guaíba (1990), os sete pecados capitais (1993 – considerado um dos maiores desfiles de sua história e que tem o seu resultado, o segundo lugar, contestado até hoje por boa parte dos sambistas da cidade), a história de lutas do povo africano (1996) e a história do carnaval desde as saturnálias romanas (2001).

Foi campeã da categoria-especial em 1987, 1991, 1992, 1994, 1999, 2005 e 2006. Campeã do Grupo-II (A) em 1982 e 2004.

O samba enredo da escola para o carnaval de 2009 é: Os 100 anos da vida e obra de Oscar Niemeyer.

 

Foto: Divulgação

Uma resposta to “Estado Maior da Restinga”

  1. Parabens pela beleza, garra, perfeição, apesar de não entender cabeça de jurado, minha escola estava melhor que todas. Valeu gente, tudo estava muito lindo. Espero desfilar com voces se Deus quiser em 2011, pois para quem torce desde 1977, deve desfilar um dia pelo menos, ao ir na avenida depois de vinte anos, percebi que o bom mesmo é estar no meio da massa da escola é pura energia.Bom trabalho, pois sei que na minha Estado Maior, o trabalho começa a partir do momento que a Escola saiu da avenida.

    Paz e Amor (Saudação Espírita).

    Evelisy Peixoto


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: