Papo de Torcedor

O “Notícia Online” perguntou a seus internautas: Como você se prepara para assistir o jogo do seu time de coração, seja no estádio ou em casa, na quarta-feira ou no domingo.

Torcer não se resume em ir para o estádio e vibrar a cada gol. É muito mais do que isso, envolve todos os preparativos que antecedem o jogo. Ansiedade e perspectivas de resultados.

Grêmio

Em 2006, o Grêmio aparecia em 6º lugar entre as maiores torcidas no Brasil, mas com o título de maior torcida entre os clubes de fora do eixo Rio – São Paulo. Em menos de 25 anos, o número de torcedores gremistas cresceu 13,78% ao ano, índice só alcançado por Flamengo, Corinthians e São Paulo. O clube tem 53% dos torcedores gaúchos, o percentual mais elevado entre todos os clubes em um único estado. A faixa etária predominante na torcida é a de 16 a 25 anos. O clube é representado pelas torcidas: Super Raça e Geral do Grêmio.  

Nem o mau tempo desanima a gremista Vanessa Walter Botelho, de 26 anos, que mesmo debaixo de chuva vai ao estádio incentivar o seu time. “Como na família somos todos fanáticos, principalmente meu pai, a chuva não nos impede e nem nos desmotiva”. Vanessa conta que a rotina no domingo é básica: ela acorda cedo, almoça com a família, mas não desgruda do rádio. “Se há críticas negativas, ficamos na obrigação de comparecer ao estádio para apoiar nosso time”, declara.

A paixão pelo Grêmio faz com que Kamille Moura, 26 anos, falte as aulas da faculdade para poder acompanhar os jogos do seu time. “Tenho aula todos os dias da semana, mas isso não me impede de acompanhar os jogos do Grêmio”. No último Grenal, Kamille faltou uma aula de contabilidade. A estudante conta que para não chegar atrasada no jogo, sai correndo do trabalho. “Quero chegar na hora certa, sentir a vibração da torcida e ver o meu time entrar em campo, sem nenhum risco de atraso”. Quando o jogo é no domingo “é mais tranquilo”, acorda cedo, sai para correr e o almoço é leve em consideração a agitação do jogo. Com uma hora e meia antes do início da partida ela vai para o estádio. “Chegando lá eu torço, xingo e grito muitoooooooo”. 

 Outras Histórias

 

 Internacional

O Internacional é pioneiro em Torcidas Organizadas. Nos anos 40, o colorado teve sua primeira torcida organizada, o lendário “Rolo Compressor”. O clube é representado pelas torcidas: Camisa 12, Super F.I.C.ONação Colorada e Guarda Popular.

Para o colorado Leonardo Soldatelli, de 28 anos, a preparação começa ainda no sábado lendo no jornal as notícias sobre a escalação do time. Se algum jogador importante desfalcar a equipe, o torcedor assume um semblante de preocupação. No domingo ele dorme até mais tarde, sem se preocupar com o horário de almoço. “Sofá preparado, camiseta do colorado na mão, rádio sintonizado e muita esperança”. Antes de o jogo começar existe o palpite para o placar. “Se o jogo é difícil sempre conto um gol para o adversário”.

Domingo é dia de jogo para a estudante Leila Ghiorzi Correa, 19 anos, que não perde uma partida do colorado. “Eu acordo e já separo a roupa que vou usar, a clássica camisa vermelha para dar sorte”. A primeira providencia é ligar para o namorado para combinar o horário de saída para o estádio. O almoço é acompanhado por Fabiano Baldasso, apresentador do programa Pré-Jornada, da Rádio Gaúcha, para saber as informações da partida. Em seguida é hora de preparar o lanche para o jogo, Leila sempre faz um bolo de chocolate para ela e o namorado. Os dois sempre encontram os amigos no Lucas Bar, em frente ao Beira-Rio para fazer a concentração para o jogo. “Conversamos sobre o time, o adversário e as possibilidades de mudanças na tabela da competição.” Faltando vinte minutos para o início da partida todos vão para o estádio.  Lugares escolhidos, perto da torcida Guarda Popular, em diagonal a linha de escanteio, agora é só “torcer e vibrar com todas as emoções que o futebol proporciona”.

Quer compartilhar como é o seu preparativo para o jogo?
Comente ou envie um e-mail com fotos e ou vídeos para:
estagiomultimeios@gmail.com

Nenhuma resposta to “Papo de Torcedor”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: